A lapidação cabochon
- Patrícia Alves
- 29 de jul. de 2016
- 1 min de leitura

A lapidação é uma das técnicas da arte joalheira, realizada para extrair o melhor de cada pedra preciosa, seja cor, brilho ou transparência.
A lapidação cabochon (ou cabochão, em português) é um corte simples, usado para realçar as cores e os efeitos óticos de algumas pedras. A parte superior é lapidada de forma abaulada, e a inferior é plana ou levemente convexa. O nome “cabochon” provém de sua forma arredondada (do francês, caboche: prego de cabeça grande).
Abaixo exemplos de lapidações do Cabochon:
Lapidação em Facetas

Lapidação em Facetas das Pedras Cabochão, o próprio nome esclarece, são pequenos planos, chamado de facetas, onde se procura os melhores ângulos, pois são através das facetas que a luz “entra” na pedra e reflete e intensifica sua cor, para cada formato.
Lapidação em Facetas de pedra se usa uma técnica diferente de facetar uma pedra, lembrando que sempre se busca os melhores ângulos para apresentar a pedra e sua beleza.
Lapidação Lisa

Lapidação lisa este tipo de lapidação é usada principalmente nas lapidações tipo cabochão, em lapidação de esferas, oval e outras onde se consegue uma superfície lisa ou abaulada.
Lapidação mista

Lapidação mista das Pedras cabochão, é aquela onde se usa a lapidação facetada conjugada com a lapidação lisa, existe no mercado algumas pedras e tipos que se usa este artifício.
Gostou da Matéria ? Comente. Se tiver alguma matéria que queira ver deixe nos comentários também.
Comments