O Rubi
- Unica Personnalite
- 2 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

0 Burmese Ruby Tiara, presente de casamento da Birmânia feita especialmente para a Rainha Elizabeth II
O rubi é uma das gemas mais importantes na história das pedras coloridas, juntamente com a esmeralda e a safira. O nome é derivado do latim Rubeus, que significa vermelho.
Os primeiros registros da mineração do rubi datam ao menos 2.500 anos atrás, no Sri Lanka. No entanto, ferramentas pré-históricas encontradas perto das áreas de mineração da Birmânia, sugerem que o fascínio do homem pelos rubis antecede à própria linguagem.
Na antiguidade, a pedra foi muito ligada às religiões e à espiritualidade. O rubi foi mencionado quatro vezes na Bíblia, sempre associado à beleza e sabedoria.
Já os Hindus a chamavam deRatnaraj, traduzida do sânscrito como o “rei das pedras preciosas”. Eles acreditavam que se oferecessem rubis de boa qualidade à Krishna, avatar Hindu, poderiam reencarnar em outra vida como grandes imperadores.

Origem
As jazidas de rubi mais importantes estão localizadas ao norte do Myanmar (Birmânia), perto de Mogok. Chamado de Vale dos Rubis, cerca de apenas 1% da extração é apropriada para a joalheira. É também em Mogok que se encontram os rubis “sangue de pombo”, uma das variações mais valiosas da gema.
Curiosidades místicas.
Desde os primórdios, o rubi está envolto em misticismo e superstição. Sempre detentor do poder de cura e proteção, ele é personagem central de muitas lendas.
Dizem que o rubi possui uma chama interna que lhe garante um caráter sagrado.
É a pedra do amor eterno.
Para os indianos o rubi está associado à saúde do corpo e da mente.
Para potencializar o poder do rubi, ele deve ser usado do lado esquerdo do corpo.
Promove sonhos positivos.
Aumenta o entusiasmo e a coragem.
Ajuda a controlar a tristeza e a melancolia.

Comments