Esmeralda.
- Unica Personnalite
- 10 de ago. de 2016
- 3 min de leitura

A esmeralda é uma das pedras preciosas mais cobiçadas do mundo e faz parte de nossa história desde os primórdios da civilização. Com seu belo e profundo verde, a esmeralda se transformou na pedra do mês de maio, na gema do amor e símbolo para anéis de formatura de diversos cursos. Vamos, então, conhecer um pouquinho mais sobre essa gema capaz de criar joias incríveis.
Atualmente, a esmeralda é a pedra que representa os nascidos no mês de maio. É um símbolo de renascimento e amor. Portanto, é o presente ideal para aniversariantes do mês, para o dia das mães e até para os futuros noivos que desejam fazer o pedido de casamento em maio! Anéis com esmeralda, uma ótima alternativa aos diamantes. Que tal escolher um anel de noivado que é tão exclusivo e único quanto o amor de vocês? Uma gema colorida como a esmeralda é, sem dúvida, uma grande alternativa aos tradicionais diamantes. Por quase 5000 anos seu verde vivo e profundo reinou, coroando as esmeraldas como a pedra preciosa mais desejada do mundo. Atualmente, ao lado da safira e do rubi, forma o grupo das “Big Three”, as três gemas coloridas mais admiradas.Além da beleza peculiar, a esmeralda tem uma excelente vantagem: costuma ser um pouco mais acessível do que os diamantes, ou seja, em muitos casos, são menos caras do que os diamantes.

Hoje, a maior parte das esmeraldas são extraídas da Colômbia, Brasil e Zâmbia. Se antes eram símbolos da realeza, nos tempos modernos, as esmeraldas são muito associadas às celebridades e continuam entre as pedras preciosas mais cobiçadas do mundo. Na era dourada hollywoodiana, a gema conquistou Marlene Dietrich, que adorava broches e braceletes de esmeraldas. Um de seus braceletes contava com um exemplar de 97 quilates!

Origem : A jazidas mais importantes estão localizadas na Colômbia, entre elas a Mina de Muzo, próxima a Bogotá. Ela foi explorada pelos Incas e abandonada. Posteriormente, foi redescoberta no século XVII. Nessa mina, estão as esmeraldas mais preciosas do mundo. Outra jazida importante é a Mina de Chivor, também próxima a Bogotá. Assim como Muzo, foi explorada pelos Incas e posteriormente por colonizadores espanhóis. A pedra “Duque de Devonshire” é uma das maiores esmeraldas brutas já encontradas, pesando cerca de 1,383.93 quilates. Dizem que pertenceu ao Imperador do Brasil, Dom Pedro I. Hoje, a esmeralda está em exposição no museu de história natural de Londres.

O Trapiche, um tipo raro de esmeralda, é encontrado unicamente em minas colombianas. Este tipo de esmeralda possui uma inclusão natural de carbono que divide a pedra em seis partes, deixando-a com um visual único.

Lapidação
Assim como o diamante, a esmeralda aceita diversos tipos de formatos e lapidações. No entanto, a lapidação esmeralda (lapidação retangular em degraus) foi desenvolvida especialmente para a gema devido à sua sensibilidade a pancadas. Neste tipo de lapidação, os quatro ângulos agudos são cortados e facetados, de maneira que a gema fique menos vulneráveis às batidas.
A lapidação brilhante é aceitável apenas para pedras de qualidade clara e transparente. As muito turvas são utilizadas na forma bruta ou transformadas em cabochões.

Peso
As esmeraldas aparecem na natureza em diversos tamanhos. Assim como os diamantes, o seu peso é medido em quilates (ct). No entanto, a esmeralda possui uma densidade relativa mais baixa que a do diamante. Dessa maneira, uma esmeralda de 1 quilate, por exemplo, será maior em tamanho do que um diamante de 1 quilate.

Gostou da publicação? Comente e deixe sua opinião para futuras matérias
Comments